- Área: 17000 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:OskarDaRiz
Descrição enviada pela equipe de projeto. MUDEC nasce de uma operação de recuperação arqueológica em um dos bairros mais atrativos da cidade de Milão, a área de Tortona.
O projeto do Museu das Culturas teve origem nos anos 90, quando a prefeitura de Milão comprou a ex-área industrial de Ansaldo para destiná-la a atividades culturais. As fábricas desmontadas, autênticos monumentos de arqueologia industrial, foram transformadas em laboratórios, escritórios e novos espaços criativos. Neste cenário a prefeitura da cidade projeta um pólo multidisciplinar dedicado às diferentes heranças culturais do mundo, constituindo-se em uma sede expositiva das coleções cívicas etnográficas.
O Museu das Culturas, concebido em um contexto socioeconômico muito diferente do atual, sujeitou-se a uma reprogramação devido a complexidade talvez inimaginável, no final dos anos 90.
A vocação intercultural que o inspirou encontra hoje sua expressão em um projeto capaz de responder a demanda, com maior participação do público cultural no panorama atual em que se encontram as instituições museólogas, sua sustentabilidade, sua identidade em relação a pesquisa científica, herança histórica, interpretação da contemporaneidade e visão do futuro.
O visitante do Museu das Culturas poderá ver grandes amostras internacionais adaptadas através das diferentes linguagens artísticas, conhecer o patrimônio etno-antropológico das coleções da Prefeitura de Milão, formadas por mais de 7000 obras de arte, utensílios, tecidos e instrumentos musicais provenientes de todos os continentes. Além disso, o visitante poderá participar da programação de eventos e iniciativas à cargo das comunidades internacionais presentes no território.
A arquitetura do edifício também reflete as inumeráveis atmosferas que abrigam o MUDEC. O edifício caracterizado por elementos quadrados revestidos com zinco e com uma estrutura de vidro, iluminada 24h, emerge geometricamente e se difere dos volumes adjacentes. O MUDEC é distinguido também, pelo seu hall central de forma livre e orgânica, que cria um jardim interno em forma de "flor", uma praça coberta que é o lugar de encontro das culturas e das comunidades.
No interior do edifício, diferentes espaços oferecem ao visitante e a cidade múltiplas propostas culturais e de serviços, distribuídos em 17000 m2. O térreo foi destinado a recepção, loja, bilheteria, guarda-volumes, sala de conferência, espaço multifuncional, espaço para oficinas, laboratório de restauração e depósitos preparados para a visita de pequenos grupos.
A área expositiva do Museu, localizada no primeiro pavimento, estende-se ao redor de uma grande praça central coberta e abriga a parte destinada às obras de coleções permanentes e as salas dedicadas as grandes amostras temporárias. O auditório, com capacidade para 300 pessoas, completa o espaço.
No segundo pavimento, encontra-se o restaurante, MUDEC Club, que oferece vistas inéditas do edifício e da área que o rodeia e está destinado a abrigar eventos vinculados ao mundo da arte: atuações artísticas, apresentações, oficinas que serão vinculadas ao calendário anual e animarão a alma artística deste espaço.
Por último, há o MUDEC Junior, um espaço especialmente dedicado as crianças, onde é possível aproximar, até os mais pequenos, as diferentes culturas através de atividades lúdicas, espaços multimídias e laboratórios manuais.